Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Guerra de Canudos


Guerra de Canudos, filme apresentado em Dezembro de 1998 com direção de Sérgio Rezende.
Uma família nordestina divide-se quando a filha mais velha, Luiza, se recusa a acompanhar os pais e os irmãos na peregrinação liderada por Antonio Conselheiro. Luiza foge e se torna prostituta; sua família se estabelece em Belo Monte, região de Canudos, onde Conselheiro e seus fiéis procuram resistir aos ataques dos soldados federais enviados para dizimar o povoado.
Este é o registro do conflito que opôs os soldados do Presidente Prudente de Morais aos beatos reunidos em torno de Antonio Conselheiro.
Figura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre escravos e camponeses, o que conduziu à chamada Guerra de Canudos.
A imprensa, dos primeiros anos da República e muitos historiadores retrataram-no como um louco, fanático religioso e contra-revolucionário monarquista perigoso.

Eles não usam black-tie


Eles não usam black-tie é inicialmente foi uma peça de cunho social-política escrita e dirigida por Gianfrancesco Guarnieri para o Teatro em seus primeiros anos. A peça aliava temas como greve e vida operária com preocupações e reflexões universais do ser humano.
Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem se casar ao saber que a moça estava grávida.
Ao mesmo tempo, inicia-se o movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar. Baseado em obra de Gianfrancesco Guarnieri.

Cabra cega


Visivelmente produzido com poucos recursos, Cabra-Cega, dirigido por Toni Ventura, fala de um tempo em que no Brasil existiam jovens idealistas, estudantes e trabalhadores, que sonhavam com a revolução socialista e enfrentavam o arbitrário regime militar.

É também uma história de amor entre Tiago, ex-líder estudantil que optou pela luta armada, com Rosa, enfermeira e filha de operário comunista do interior do São Paulo.

Com trilha sonora de Chico Buarque (Roda Viva), o filme se passa todo dentro de um apartamento, em que Tiago, ferido em uma batalha contra os militares, assiste os horrores dos anos de chumbo.

Olga


História de Olga Benário, uma mulher idealista e fiel as suas convicções.
Membro do partido comunista, Olga dedicava –se inteiramente a militância do partido, onde conheceu o brasileiro Luiz Carlos Prestes, já famoso pela marcha da coluna que foi dado o seu nome.
Ambos são enviados pelo partido comunista soviético, disfarçado de marido e mulher, para Brasil na tentativa de fazer a revolução comunista por aqui. Quando pisaram em solo brasileiro já estavam tendo um romance.
A intentona comunista marca a tentativa de revolução de Olga e Prestes que foi combatida duramente pelo governo Vargas.
A revolução falhou, os articuladores do golpe foram presos e torturados, Preste ficou no Rio, mas Olga foi deportada para a Alemanha nazista e presa em um campo de concentração acabou morrendo na câmara de gás.