Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Filme - Sob o céu do Líbano



Como uma flor cresce entre as pedras uma história de amor pode nascer em meio ao ódio. Este é o tema central do belo filme, sob o céu do lìbano. O pano de fundo é a fronteira entre o Líbano e Israel, território onde, a partir de 1948, foi demarcado pela ONU para a formação de um Estado judeu entre as nações árabes. Durante décadas, essa área foi palco de intensos conflitos entre os países da liga árabe e o Estado israelenses, sempre apoiados pelas potências ocidentais, principalmente os EUA, que tem grande interesse econômico na região.
Com isso, o Estado sionista, através de sua superioridade bélica, tem conseguido rechaçar toda ação militar contra as suas defesas e, por isso, o governo sob constante vigilância seus limites territoriais e impõe o mais absoluto terror aos refugiados palestinos.
Em meio a esse turbilhão de ódio, dois jovens, vivendo em lados opostos sonham viver uma história de amor. A bela e destemida moça vive em um campo de refugiado palestino e sua família vai todos os dias a fronteira para, através de um megafone, comunicar-se com seus parentes e amigos do outro lado do cerco. Em um belo dia ela cruza olhares com um soldado israelense de plantão na guarita e ambos apaixonam-se. Mesmo prometida para um primo Lâmia decide tentar viver esse amor impossível.
O belo filme apresenta uma outra face da guerra não mostrada nos telejornais, que são as tragédias pessoais, isto é, famílias inteiras separadas pelos muros construídos pelos judeus, onde os recentes ataques judeus aos navios que levavam mantimentos para os refugiados palestinos demonstra o quanto esta guerra é desigual e uma abordagem romântica do conflito tende a tornar-se cada vez mais artificial.

Filme - Ágora

 
No final do século IV, o império romano estava a beira do colapso. Alexandria, uma província no Egito, ainda conservava seu esplendor. Seguindo a tradição herdada da polis grega Atenas do período clássico, ela abrigava a maior biblioteca do mundo e, por isso, era o centro de valorização e disseminação do conhecimento adquirido a partir da filosofia.
O filme retrata o momento de transição ocorrido com o fortalecimento da fé católica em detrimento do saber filosófico. Como acontece em momentos de ruptura, conflitos tornam-se cada vez mais eminentes, bastando apenas que alguém acenda o estopim para que inicie guerras, que em alguns casos atravessam gerações.
No momento de sua expansão, o catolicismo surgiu como uma alternativa aos cultos pagãos e com seu dogmatismo, não demorou a atrair milhares de seguidores por todo o império romano.
Todo esse processo pode ser entendido através do contexto político da época. Roma adotara o cristianismo como última alternativa de unificação do império em torno de uma religião única. Logo esta tentativa foi apreendida pelas tribos bárbaras que adotaram o catolicismo como religião oficial e a medida que iam anexando territórios, a nova fé também ganhava novos seguidores.
O símbolo de resistência e amor a sabedoria, em Alexandria, foi Hypatia. Uma mulher valente e destemida que lutou até a morte para manter viva a chama do conhecimento na sociedade. Apoiada pelas teorias que antecederam o seu tempo, como Ptolomeu, ela conseguiu reordenar o movimento dos corpos celestes, teoria esquecida pela igreja e que homem foi redescobrir apenas séculos mais tarde.
O enredo do filme corrobora com os ensinamentos difundidos a partir do renascimento, onde o período dominado pelos dogmas católicos foi denominado idade das trevas. Apesar de muitos historiadores apresentarem teses combatendo essas ideias, ela ainda não foi descartada. O fato dos textos guardados na biblioteca de Alexandria terem sido destruídos pelos católicos, que se não aconteceu de fato pode ser encarado como um ato simbólico, onde todo conhecimento historicamente adquirido perde seu valor frente a fé cega.
Enfim, o filme é ótimo, apresenta excelente fotografia e demonstra toda a beleza de uma sociedade desenvolvida em torno do amor ao conhecimento.

domingo, 30 de maio de 2010

Filme - Policarpo Quaresma. O herói do Brasil


Baseado na mais famosa obra de Lima Barreto, “triste fim de Policarpo Quaresma”,  publicado inicialmente em folhetins do jornal do commercio, entre agosto e outubro de 1911. O livro foca  fatos políticos e históricos ocorridos durante o governo Floriano Peixoto (1891 – 1894), o romance é considerado pré-modernista, uma vez que trata de temas que mais tarde seriam explorados  pelos escritores da semana de 22, como o questionamento sobre o nacionalismo ufanista e a necessidade de olhar para o país com olhos críticos. Alem disso, Lima Barreto preocupa-se em retratar o cotidiano das classes mais baixas da população e as tensões sofridas pela vida nacional.
O filme Policarpo Quaresma-herói do Brasil conta a história do major Quaresma e sua luta ingênua e inglória para salvar o Brasil. Nacionalista ao extremo, alimenta-se apenas de comidas brasileiras e pesquisa usos e costumes dos índios. É ridicularizado publicamente ao propor a adoção do tupi-guarani como língua oficial do país. Torna-se agricultor, mas com o início da revolta da armada, em 1893, decide alistar-se entre os voluntários defensores do regime de Floriano Peixoto. O governo sai vitorioso e presidente inicia uma violenta perseguição aos derrotados. Indignado, Quaresma lhe escreve uma carta, pedindo o fim do terrorismo de Estado. Em resposta, é preso e condenado à morte por fuzilamento. Na cadeia, antes de sua morte, ele percebe que sua pátria era  uma ilusão e jamais existira.    
  

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Guerra de Canudos


Guerra de Canudos, filme apresentado em Dezembro de 1998 com direção de Sérgio Rezende.
Uma família nordestina divide-se quando a filha mais velha, Luiza, se recusa a acompanhar os pais e os irmãos na peregrinação liderada por Antonio Conselheiro. Luiza foge e se torna prostituta; sua família se estabelece em Belo Monte, região de Canudos, onde Conselheiro e seus fiéis procuram resistir aos ataques dos soldados federais enviados para dizimar o povoado.
Este é o registro do conflito que opôs os soldados do Presidente Prudente de Morais aos beatos reunidos em torno de Antonio Conselheiro.
Figura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre escravos e camponeses, o que conduziu à chamada Guerra de Canudos.
A imprensa, dos primeiros anos da República e muitos historiadores retrataram-no como um louco, fanático religioso e contra-revolucionário monarquista perigoso.

Eles não usam black-tie


Eles não usam black-tie é inicialmente foi uma peça de cunho social-política escrita e dirigida por Gianfrancesco Guarnieri para o Teatro em seus primeiros anos. A peça aliava temas como greve e vida operária com preocupações e reflexões universais do ser humano.
Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião e sua namorada Maria decidem se casar ao saber que a moça estava grávida.
Ao mesmo tempo, inicia-se o movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai Otávio, um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar. Baseado em obra de Gianfrancesco Guarnieri.

Cabra cega


Visivelmente produzido com poucos recursos, Cabra-Cega, dirigido por Toni Ventura, fala de um tempo em que no Brasil existiam jovens idealistas, estudantes e trabalhadores, que sonhavam com a revolução socialista e enfrentavam o arbitrário regime militar.

É também uma história de amor entre Tiago, ex-líder estudantil que optou pela luta armada, com Rosa, enfermeira e filha de operário comunista do interior do São Paulo.

Com trilha sonora de Chico Buarque (Roda Viva), o filme se passa todo dentro de um apartamento, em que Tiago, ferido em uma batalha contra os militares, assiste os horrores dos anos de chumbo.

Olga


História de Olga Benário, uma mulher idealista e fiel as suas convicções.
Membro do partido comunista, Olga dedicava –se inteiramente a militância do partido, onde conheceu o brasileiro Luiz Carlos Prestes, já famoso pela marcha da coluna que foi dado o seu nome.
Ambos são enviados pelo partido comunista soviético, disfarçado de marido e mulher, para Brasil na tentativa de fazer a revolução comunista por aqui. Quando pisaram em solo brasileiro já estavam tendo um romance.
A intentona comunista marca a tentativa de revolução de Olga e Prestes que foi combatida duramente pelo governo Vargas.
A revolução falhou, os articuladores do golpe foram presos e torturados, Preste ficou no Rio, mas Olga foi deportada para a Alemanha nazista e presa em um campo de concentração acabou morrendo na câmara de gás.

terça-feira, 30 de março de 2010

Rock IV e a guerra fria


No sábado a noite estava em casa sem nada para fazer e, por isso, devidi escolher um filme entre os que estavam iniciando na tv, foi quando passei pelo canal TCM e para minha surpresa deparei-me com o filme Rock IV. Com um olhar mais atento e com já um certo distanciamento do contexto histórico ao qual o filme foi lançado pude perceber o quanto o ele serviu com instrumento de legitimação da ideologia capitalista. O quarto filme da série do boxeador Rock foi lançado em 1985 em pleno auge da guerra fria.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
Conversando com professores de história que lecionavam durande a década de 80, entendi que o mundo ocidental não tinha a menor noção da profunda crise que atravessava os países do leste europeu e, por isso, não se acreditava que o socialismo entraria em colapso apenas alguns anos mais tarde.
O enredo de Rock IV alimenta-se da relação capitalismo X socialismo e usa mais uma vez a indústria cinematográfica como veículo de propaganda do capitalismo tentando legitima-lo a todo o custo. Pregando a vingança como motivação, Rock vai a União Soviética derrotar o lutador russo que matou seu amigo em um combate no EUA.
O final do filme é interessante porque é uma referência para alguns outros que tratam da relação americana com povos de culturas diferentes, isto é, os americanos são sempre os vencedores ao mesmo tempo que pregam a falsa unidade e emizade entre as nações.

domingo, 21 de março de 2010

filme - Leningrado

A face mais cruel de uma guerra é apresentada na produção russa Leningrado do diretor Aleksandr Buravsky
Durante a operação barbarossa, invasão alemã na União Soviética, Hitler percebe que não conseguirá dominar Leningrado (cidade de Lênin) e, por isso, usa o método mais desumano de todos que é a destruição das plantações e impedimento da entrada de alimentos, afetando a população civil. O cerco durou aproximadamente 900 dias e o resultado final foi a morte, por fome, de 1,5 milhão de pessoas. Dessa forma, o que nós chamamos de segunda guerra mundial, os russos chamam de guerra patriótica, ou seja, uma guerra contra a aniquilação e a extinção de sua própria cultura.
Por ser uma produção russa, a ausência de dinamismo de câmera típico do cinema americano gera certa sensação de passividade, o que torna a trama mais angustiante e consequentemente emocionante. O diretor ainda colabora com a reconstrução da memória do exército nazista ao incluir um oficial alemão abertamente crítico acerca da condução da operação.
O filme peca no final pela opção escolhida ao apresentar um final feliz, mas é uma excelente obra do cinema russo que deixa evidente que em uma guerra quem mais sofre é a população civil.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Legião


Em um mundo decadente, com a ganância e o poder superando o caráter e o amor ao próximo, Deus perde sua esperança no ser humano e envia seus anjos para um novo apocalipse. Essa é a trama principal do filme legião, a direção ficou por conta de Scott Stewart.
Em algum lugar no mundo ocidental, grupos humanos perderam o gosto por essa dádiva que é a nossa existência, o arcanjo miguel desobedece o criador e aparece para defender a raça humana através do nascimento de um novo criador.
O filme apresenta um série de significados bíblicos em um contexto contemporâneo que vai mexer com a religiosidade de todo ser cristão, porém, não quero alimentar discussões baseada em determinadas doutrinas religiosas, que na minha opinião não levam a lugar algum porque o filme é acima de tudo um bom entretenimento e o que o diretor estava querendo evidenciar em alguns diálogos pode ser analisado através de um prisma multifacetado que dependerá da bagagem cultural de quem assistiu ao filme para tirar suas próprias conclusões.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Batalha por Haditha


Utilizado como veículo de mobilização das massas e com um alto poder de coerção simbólica, a industria cinematográfica utiliza uma linguagem extremamente sutil para inverter a ação de algun fatos.
Em 2007 foi lançado Batalha por Haditha, um filme que conta a história de um verdaeiro massacre de inocentes acontecido nessa pequena cidade pertencente a província de Âmbar.
Como sempre acontece com os filmes de querra produzidos em hollywood, a exaltação ao exército e ao seu grande poder de destruição é sistematizado com o objetivo de reunir cada vez mais jovens.
Rebeldes iraquianos bombardeiam uma escolta de fuzileiros navais norte-americanos, causando a morte do seu oficial mais popular. Enraivecidos pela perda, os seus jovens amigos levam a cabo uma retaliação brutal. A sua violenta invasão de casas levou ao massacre de 24 pessoas, muitas delas mulheres e crianças - trágicas casualidades de uma guerra fora de controle.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Bela noite para voar


Bela noite para voar trata um período conturbado da história recente do Brasil. Após o retorno dos militares brasileiros do front na segunda guerra mundial, eles fundam a Escola Superior de Guerra (ESG) e, a pertir daí tentam implementar o seu projeto político de governo. O filme como contexto histórico o governo JK e a tentativa golpe militar (sabotando o avião do presidente) por parte de um grupo de militares da auronautica. No eixo central da trama está o suposto romance do presidente, mas um olhar mais acurado irá perceber uma série de narrativas no mínimo anacrônicas.
Intensionalmente ou não, o longa tenta reconstruir a memória de diversos personagens políticos da época. A primeira é a do próprio presidente (bossa nova) como um estadista brilhante e copletamente seguro de suas ações, mas o mais deprimente no filme é a recontrução da memória do jornalista Carlos Lacerda como um grande homem público e defensor a qualquer custo dos interesses nacionais. Grande anacronismo também é demonstrado na noção de democracia construída na trama. O nosso ideal democracia não é o mesmo de décadas atrás, O nosso ideal de democracia é fruto de décadas de repressão militar, que teve como consequência a carta constitucional de 19888.
Quem assistir o filme após este post irá analisar o filme com outros olhos, mas, apesar de tudo, é um belo entretenimento.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Operação Vaquiria


Baseado em fatos reais, operação valquiria narra um dos planos arquitetados dentro do próprio exército nazista para matar Hitler. Inconformados com os métodos crueis dos generais de Hitler, principalmente em relação ao tratamento dados aos judeus, um grupo de oficiais elaboraram um plano que tinha a missão de colocar explosivos em baixo da mesa do quartel general nazista. A bomba explode, mas Hitler sai apenas com alguns ferimentos, enquanto isso a operação valquiria é desencadeada com objetivo de matar os possíveis sucessores.
A grande vergonha da Alemanha ainda é saber que grande parte de seus aristocratas, políticos e oficiais, homens educados e civilizados puderam ter suas consciências engolidas pela máquina ideológica nazista.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Batismo de Sangue


Baseado no livro do Frei Beto, batismo de sangue trouxe para a telona uma história dramática que tem como contexto histórico a ditadura civil-militar brasileira. O filme narra a história de frades dominicanos no Rio de Janeiro que que participaram na luta clandestina contra a reprassão militar durante o período chamadom anos de chumbo. Trecho do filme é recomendado para as turmas do ensino médio e acredito que seja importante ressaltar a ideologia da época que movimentava determinados grupos sociais que está perdido nos dias de hoje.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A outra


Outra é uma fascinante e sensual história de intriga, romance e traição. Duas irmãs, Anne (Natalie Portman) e Mary (Scarlet Johanson) Bolena conduzidas pela ambição da família, na busca pelo poder e status se envolvem em um jogo, onde o amor e a atenção do rei da Inglaterra tornam-se objetivos comuns. Jogadas na perigosa e excitante vida da corte, o que era para ser uma tentativa de ajuda à família, transforma-se em uma cruel rivalidade entre irmãs. Onde amor, ambição e poder podem significar a quebra ou o fortalecimento de um império. Interessante notar a vida social da Inglaterra durante o reinado dos Tudors.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tudo Azul


Um democrata fervoroso jura que se Bush ganhasse a eleição ele se mudaria para o Canadá. Aí a aventura começa, junto de uma linda jovem que tenta fugir da guerra do Iraque eles passarão por grandes aventuras. Uma comédia ácida muito interessante que vale a pena dar uma conferida, principalmente em ano eleitoral. Recomendado para o debate acerca de questões relacionadas a processo eleitoral.

O que é isso companheiro ?


Após a criação do ato institucional n° 5 em dezembro de 1968, centenas de estudantes que lutavam contra a ditadura militar no brasil aderiram a violência como forma de protesto. Neste contexto histórico, o grupo de esquerda MR-8 planejou o sequetro do embaixador dos EUA. Recomendado para as aulas sobre a ditadura militar no Brasil.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

O Velho - A história de Luiz Carlos Prestes


Grande parte da história de esquerda do Brasil no século XX é encontrada nesse belo documentário. Com a direção de Toni Venturi, O velho, constrói a imagem de um dos grandes personagem do cenário político brasileiro do século passado. Sua biografia pode ser confundida, algumas vezes, com a própria história do país. Através de depoimentos e imagens de época, o diretor apresenta a vida deste homem que lutou até o fim pelos seus ideais. Recomendo este documentário para as aulas de 1° república, a era vargas e história das esquerdas no Brasil.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Dias de Nietzsche em Turim


Filme nacional que narra um período importante de um dos maiores nomes da filosofia moderna. Mostrando o fértil período (1888 - 1889), onde Nietzsche escreveu as suas mais importantes obras, "Ecce Homo", "Crepúsculo dos Ídolos" e "Os Ditirambos" em uma experiência cinematográfica única. Recomendado para as aulas de filosofia e sociologia.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

SOMBRAS DE GOYA


O risco de iminente retorno da inquisição na Espanha assim as consequências da revolução francesa em fins do século XVIII formam o contexto histórico que o filme sombras de Goya tem como pano de fundo. Filme belissimo, com ótima fotografia, em que a trama se desenrola em torno da figura do padre Lorenzo, um fiel defensor do tribunal do santo ofício, mas quando foi obrigado a fugir para a França, assumiu os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, símbolo da revolução que alterou para sempre o panorama político da Europa. Recomendado para o trabalho com temas relacionados à inquisição e as consequências da revolução francesa.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Adeus Lenin


O filme tem como pano de fundo o contexto histórico da queda do muro de Berlin e o fim da Alemanha Oriental. Alex, um jovem iludido com a liberdade do mundo capitalista, é encontrado pela sua mãe, uma socialista fervorosa, no meio de um protesto a favor da unificação das das duas Alemanhas. A mãe dele entra em colapso e só acorda após o fim do socialismo alemão. Sofrendo de remorso, Alex tenta reconstruir todo o ambiente a extinta Alemanha Oriental. Um excelente filme que apresenta as diferenças em os dois sistemas econômicos mais importantes do século XX. Recomendado para os professores em aulas de conhecimentos gerais, atualidades, história ou geografia.